Engates para veículos nacionais e importados.
E-mail: engateseciavendas@hotmail.com
logo
Fale Conosco
  • Ligue Agora:

    (31) 3428-3477
  • WhatsApp:

    (31) 98645.0803

POSSO OU NÃO TER ENGATE NO MEU CARRO? - Engates & Cia

POSSO OU NÃO TER ENGATE NO MEU CARRO?

Muito se fala sobre os engates de reboque: algumas pessoas entendem que não há qualquer tipo de problema no uso desta peça no carro, enquanto outras já imaginam que eles sejam totalmente proibidos. Mas a gente está aqui agora para desmistificar por completo este assunto, então vamos lá descobrir tudo o que pode e o que não pode?

Já vamos começar deixando bem claro: SIM, VOCÊ PODE TER ENGATE NO SEU CARRO! Mas também não dá para colocar qualquer peça deste tipo no seu carro, pois apesar de o uso ser permitido, existem normas que o regulamentam, exceto quando o item já vem de fábrica no veículo, o que pressupõe que ele já esteja totalmente adequado. Vamos conhecer agora estas regras para você não errar na hora de comprar seu engate para pilotar por aí com total tranquilidade, afinal todo mundo quer ter um acessório deste no seu carro para deixa-lo muito mais protegido e bonito.
 

CONFIRA O PESO DO SEU CARRO

Segundos as normas estabelecidas pelo Contran, apenas veículos que possuam até 3.500Kg de Peso Bruto Total (PBT) podem possui engate, o que engloba a maioria dos carros de passeio. Caso seu veículo esteja um pouquinho obeso, infelizmente uma dieta não vai ajudar =/ 

 

NADA DE ENGATES DIFERENCIADOS E NEM COM SUPERFÍCIES CORTANTES

Nada de bolas personalizadasOutra exigência da lei é que o engate possua bola maciça e que não tenha superfícies cortantes, ou seja, nada de procurar um engate diferente com um formato bacana, porque você vai acabar se dando mal, não vale nem mesmo uma bola quadrada como a do Quico.

Tudo isso é pensado para manter a sua segurança, a dos carros e, principalmente, a dos pedestres, afinal esbarrar ou ser atingido por algo cortante ou pontiagudo deste tipo pode ter consequências fatais.

 

TEM QUE TER UMA TOMADA FUNCIONAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

Tomada funcionalDe extrema importância para realizar a instalação elétrica do veículo rebocado e permitir, entre outras coisas, que ele esteja com suas lanternas acesas, garantindo a segurança da sinalização, é necessário que o engate possua tomada elétrica funcional.

 

 

PRECISA TER PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO E DISPOSITIVO PARA FIXAÇÃO DA CORRENTE

plaqueta de identificação é uma pequena plaquinha que deve ser inviolável e conter as seguintes informações: nome empresarial e CNPJ do fabricante, registro concedido pelo INMETRO, modelo do veículo ao qual se destina, capacidade máxima de tração do carro e uma referência à Resolução 197/06 (que regulamenta o uso dos engates).

Já o dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque é um item em formato de gancho ou similar para que você possa prender com máxima eficiência o veículo rebocado.

 

NÃO PODE COMPROMETER A VISIBILIDADE DA PLACA

Outro requisito é que o engate não comprometa a visibilidade da placa do carro, não devendo ficar posicionado à frente dela impedindo a identificação de sua numeração.

Também não pode esconder a placa

 

Então evite levar multas e perder pontos na sua carteira ficando bem longe deste tipo de coisa, pois uma peça regularizada e com bom acabamento já deixará o seu carro com um visual muito mais moderno e esportivo.